A primeira CASA DE SAÚDE de Selbach

3* FIAPO DE HISTÓRIA

A primeira CASA DE SAÚDE de Selbach, se situava onde atualmente é a edificação da casa do Dr. Remi Knob. A casa era toda de madeira, ornamentada frontalmente por lambrequins que era forte moda em casas nas cidades e colônias pelos anos anteriores de 1960. Nela havia uma farmácia, enfermaria e três quartos, e no porão a lavanderia. Meu tio Aloysio Haunss, quando solteiro, foi funcionário naquela farmácia. Os doentes mais graves eram transportados com diligências para o hospital de Não-Me-Toque RS.
O HOSPITAL SÃO JACOB foi fundado no dia 19 de Março de 1947. Sendo seus sócios fundadores os Srs. : Padre Thomas Von Kasten, Catarina Lenhardt, Felipe Müller, Felipe Seibel, Fridolino Haunss, Jacob Müller, João Nicolau Lenhardt. O primeiro presidente Léo Feiten. O primeiro médico Dr. Hugo José Germann. Atualmente a Sociedade Hospitalar conta com 82 associados.
Também é de incluir aqui que, o Dr. Gilberto Wiesel (em memória) se dedicou, e o Dr. Rosalino Guareschi está se dedicando; toda excelente vida profissional no Hospital São Jacob.
Os amigos podem imaginar vossas impressões pelas fotos antigas aqui postadas.

* Relato, fotos e vídeo de Inácio Haunss

Comentários:

Silvana Muraro Wildner Que show tio Inácio! Não sabia que o vô tinha sido um dos fundadores do hospital! Pelo dia da fundação (19 de março) o hospital não deveria se chamar hospital São José? Rsrsrsrs Grande abraço! No aguardo da publicação do 4* Fiapo de História!

Paulo Adão Muller Pelo que eu sei, está casa ficava na esquina da Avenida Jacuí com a Rua Barão do Rio Branco, que depois foi comprada por Afonso Ely, e mais tarde o Sr. ” Knorst Faldin “, em frente ao porteiro da casa paroquial. Lembro bem que como aluno do Jardim de Infância das irmãs Notre Dame fomos rezar por uma coleguinha que morreu. Filha de Afonso Ely.

Domitila Rother Nesta casa funcionou o mercado do Vanderlei 

Veja também

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *