Selbach na Wikipedia

Selbach é uma cidade colonizada por imigrantes de origem alemã, porém a maioria já estava no Rio Grande do Sul, instalados na região do Vale do Rio dos Sinos. Em 1897, o coronel Jacob Selbach Júnior adquiriu do governo federal as terras onde hoje se localiza o município, que pertenciam ao município de Carazinho. O pedaço de terra adquirido foi dividido em lotes que eram vendidos a colonos que precisavam atender a três requisitos: ser agricultor, ser católico e ser de origem alemã. O coronel Selbach acreditava que sendo todos da mesma religião e raça viveriam melhor em comunidade e facilitaria a implantação de núcleos educacionais (escolas), já que estas eram de responsabilidade de congregações missionárias. Foi assim que, a partir de 1905, começaram a se instalar as primeiras famílias. Em seus pequenos lotes, no meio da floresta nativa. produziam milho, feijão, trigo, fumo, mandioca e batata.

Logo que se estabeleceu o núcleo habitacional, o local passou a se chamar Selbach, em homenagem ao seu precursor e, desde então, sendo vila, leva este nome. Já pensaram em colocar outros nomes, mas estes nunca foram acolhidos pela população.
Pertencente a Carazinho no início, já foi também 9º distrito de Passo Fundo, distrito de Carazinho pertencente ao distrito de Boa Esperança (hoje Colorado) e, por último, foi distrito de Tapera. Em 22 de setembro de 1965 veio a se tornar município, e foi oficialmente instalado em 13 de maio de 1966.

Localiza-se a uma latitude 28º37’43” sul e a uma longitude 52º57’09” oeste, estando a uma altitude de 404 metros. Possui uma área de 177,66 km² e sua população estimada em 2004 era de 5.006 habitantes. É formada por oito comunidades no Interior e mais uma na cidade:
• Na cidade, comunidade da Matriz e seu Padroeiro é São Tiago. No interior, segue:
1. Passo do Padre – Padroeira, Santa Joana Francisca Chantal.
2. Santa Terezinha – Padroeira, Santa Terezinha.
3. Arroio Grande – Padroeira, Nossa Senhora de Fátima.
4. Santa Isabel – Padroeira, Santa Isabel.
5. São Pascoal Padroeiro, São Pascoal e a Gruta Nossa Senhora de Lurdes.
6. Bela Vista – Padroeiro, São Luiz.
7. Barra do Colorado – Padroeira, Nossa Senhora dos Navegantes.
8. Linha Floresta, Padroeira, Santa Inês.

FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Selbach

Veja também

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *